CPAD FM

(83)3222-4700

Mundo

Japão, EUA e Canadá sentem impacto de tsunami provocado por erupção de vulcão submarino em Tongaf

As informações sobre o continente americano foram confirmadas pelo Centro de Alertas de Tsunami dos EUA

Japão, EUA e Canadá sentem impacto de tsunami provocado por erupção de vulcão submarino em Tongaf
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O tsunami que atingiu as ilhas de Tonga, na Oceania, após a erupção de um vulcão submarino, chegou até a costa oeste dos Estados Unidos, Canadá e também já atingiu cidades costeiras do Japão. As informações sobre o continente americano foram confirmadas pelo Centro de Alertas de Tsunami dos EUA. No Japão, as ondas de até três metros de altura repercutem na mídia local.

Nos Estados Unidos, foi confirmado que o tsunami atingiu a Califórnia e o Alaska, além da Columbia Britânica no Canadá. Segundo o jornal Japan Times, as ondas atingiram as áreas costeiras desde Tohoku apte Okinawa. De acordo com a Agencia Meteorológica do Japão, há uma ameaça de ondas de até três metros em Amami e Tokara, com possibilidade de ondas de um metro também na costa oriental.

Nas redes sociais, habitantes e jornais americanos compartilham vídeos das inundações, com destaque às enchentes em Santa Cruz Harbor, porto localizado na cidade de Santa Cruz, na costa da Califórnia. Nas imagens, é possível ver as ruas inundadas e carros submersos. Veja:

As ondas registradas até agora variam de 7 centímetros em Alameda (Califórnia) a 24 centímetros em Port San Luis, cerca de 300 quilômetros ao norte de Los Angeles, no mesmo estado, de acordo com o Escritório Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) local.

A costa californiana está localizada a quase 8.700 quilômetros da nação insular de Tonga, no Pacífico Sul, onde ocorreu a erupção vulcânica. Em Berkeley (Califórnia), cerca de 110 pessoas foram evacuadas de navios e docas na área costeira, de acordo com a mídia local. A maioria das praias do sul do estado foram fechadas devido ao alerta de inundações.

O Centro de Alertas de Tsunami dos EUA chegou a emitir um aviso para a população do Havaí, mas optou por removê-lo horas depois, ao verificar que não haviam ondas de grande magnitude naquelas ilhas do Pacífico dos EUA.

O serviço, portanto, manteve o alerta de tsunami em vigor para os estados da Califórnia, Oregon, Washington e Alaska, bem como para a Colúmbia Britânica do Canadá.

Os avisos de tsunami também foram enviados a Ilha do Norte na Nova Zelândia, ao Chile, que ja evacuou a maioria das praias em mais de 4.000 km de costa (com exceção de Aysen e Magallanes, ao sul do país), incluindo a Ilha de Páscoa e Ilha da Antártida, e à Austrália.

No Chile, foi registrada uma variação na altura das ondas de entre 30 centímetros e um metro. As áreas que possuem os maiores riscos sao as regiões de Coquimbo, no centro-norte, e Los Rios e Los Lagos, no sul, conforme informações divulgadas pelo Escritório Naciel de Emergência.

FONTE/CRÉDITOS: O Globo

Veja também