CPAD FM

(83)3222-4700

Geral

Cabedelo sedia abertura do Dia D de Divulgação e Mobilização Nacional da vacinação contra a Influenza

.

Cabedelo sedia abertura do Dia D de Divulgação e Mobilização Nacional da vacinação contra a Influenza
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Cabedelo foi palco, neste sábado (10), da abertura do Dia D de divulgação e mobilização nacional de vacinação contra a Influenza. A solenidade foi  realizada na Praça Durval Portela de Andrade, vizinho à USF de Intermares. 

A ação teve como objetivo reforçar a vacinação contra a Influenza e ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, sobretudo crianças a partir de 6 meses, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Na ocasião, também foi realizada a Multivacinação voltada à atualização da caderneta de vacinação de todo o público, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos.

 

Cabedelo iniciou, no final do mês de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2025 é disponibiliza 24 salas de vacina por toda a cidade. A campanha segue até o dia 31 de maio e, de acordo com o Ministério da Saúde, a meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, ou seja, 17.247 pessoas na cidade portuária. Desde o começo da campanha, já foram vacinadas mais de 10 mil pessoas.

O evento – que deu o pontapé inicial no esforço concentrado para imunizar a população de risco antes do período de inverno – contou com a presença do prefeito André Coutinho; do secretário de Saúde de Cabedelo, Alexandre César; do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proença; do secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis; e de diversas autoridades estaduais e municipais.

“É com grande satisfação que participo deste importante momento para a saúde do nosso município e de toda a Paraíba. Uma ação fundamental para proteger nossa população, especialmente os grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades. A vacina é segura, eficaz e, acima de tudo, salva vidas. Ao nos vacinarmos, não protegemos apenas a nós mesmos, mas também àqueles ao nosso redor. Por isso, faço aqui um apelo a todos: procurem os postos de saúde, levem seus familiares, seus vizinhos e amigos. A prevenção é sempre o melhor caminho. Quero agradecer aos profissionais de saúde que, com dedicação e compromisso, tornam essa campanha possível. Contamos com o apoio de toda a comunidade para garantir que a vacina chegue a quem mais precisa. Vamos juntos, com responsabilidade e solidariedade, cuidar da nossa gente”, disse o prefeito André Coutinho.

Segundo o secretário de Saúde de Cabedelo, Alexandre César, a cidade portuária foi escolhida para ser o palco do Dia D nacional por estar se tornando, cada dia mais, uma referência em atendimento em saúde na região metropolitana. 

“O trabalho que essa gestão vem fazendo em saúde está sendo reconhecido e aclamado em todo o Estado. Não à toa, fomos escolhidos pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado para sediarmos esse importante dia. Estamos passando a ser um oferecedor de saúde em toda a região E em breve, tenho certeza, seremos referência em saúde em todo o Estado.  Nossa meta real, aqui em Cabedelo, é imunizarmos de 70 a 80% da população alvo. E vamos bater essa meta, não tenho dúvidas! Sabemos que a gripe, embora muitas vezes subestimada, pode levar a complicações graves, especialmente em idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Nosso objetivo é ampliar a cobertura vacinal e proteger a saúde da nossa população. Estamos com equipes preparadas, doses disponíveis em todas as unidades de saúde, e horários estendidos para garantir o acesso de todos. Vacinar-se é um ato de cuidado coletivo. E reforçamos: quem faz parte do público-alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima o quanto antes”, reforçou o secretário de saúde de Cabedelo, Alexandre César.

Durante a abertura, houve apresentações culturais com saxofonista e grupos da Secretaria da Pessoa com Deficiência e da coordenação de inclusão da Secretaria de Saúde. Também houve   exposição de peças confeccionadas pelas marisqueiras e o grupo Ondinas, da Secretaria da Mulher, Na ocasião, ainda foram ofertados à população presente serviços de saúde, como os testes rápidos para as Hepatites, sífilis e HIV, verificação de Pressão Arterial, glicemia, outras vacinas além da Influenza – alvo da campanha – e atividades recreativas para as crianças.

“Essa é uma mobilização que está acontecendo no país inteiro, para evitar que nossa população tenha gripe, para evitar que tenha internação. É uma preocupação nossa que possa aumentar os  números de síndrome respiratória aguda grave. Então, vacinar é a grande forma de se prevenir para isso. Acho que foi muito bem escolhida a cidade de Cabedelo, essa mobilização que a cidade está conseguindo fazer, essa participação da população.Isso reforça a eficácia do  sistema de saúde aqui da cidade. Vacinar é um ato de proteção, é um ato que não só protege a pessoa que está se vacinando mas toda a família, toda a comunidade. Cabedelo está de parabéns, a população da cidade também está de parabéns por estar procurando a vacinação. A campanha vai até o final do mês. Foram 1 milhão e 200 mil doses que o Ministério da Saúde mandou para o estado da Paraíba, para os municípios paraibanos”, pontuou o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.

O imunizante contra influenza tem o objetivo de prevenir complicações mais graves decorrentes da doença, que podem gerar internações e óbitos. A campanha é realizada anualmente porque a formulação da vacina é atualizada para que as doses sejam efetivas no combate às novas cepas do vírus. Neste ano, ela será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e influenza tipo B. 

“Estou muito feliz de estar aqui em Cabedelo, não só de estar dando aí um pontapé inicial nessa campanha de influência 2025 aqui na Paraíba, acompanhando o movimento nacional, mas feliz também por saber que essa cidade tem se tornado,  nos últimos meses, uma cidade de uma gestão vocacionada a fazer saúde, e está ofertando serviços não só para a população de Cabedelo, mas para as cidades vizinhas também. Cabedelo tem traçado um caminho diferente nos últimos cinco meses e, com certeza, tem muito a contribuir, não só agora, mas no futuro da saúde da Paraíba, eu tenho absoluta certeza disso. E como servidor público, como médico, como gestor em saúde, eu agradeço pelo empenho da gestão e de toda a sua equipe em fazer uma saúde pública diferente aqui na cidade”, disse o secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis. 

Quem pode se vacinar – Os primeiros a receberem a dose são os grupos de maior risco, conforme estabelece o Ministério da Saúde (MS). A vacina contra Influenza está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família, no horário regular de funcionamento.Para receber a sua dose do imunizante, basta procurar a USF mais próxima de sua casa, ou a sede do Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa, com cartão de vacinação e documento pessoal.

“Cheguei aqui pra me vacinar e achei tudo super bem organizado.  Cheguei, logo fui atendida, pessoal muito atencioso, muito humanizado. Adorei!   Tomei que eu nem senti. Vou agora  aproveitar a feirinha de artesanato”, disse, entusiasmada, a aposentada e artesã  Helenice Rezende, de 66 anos.  

A imunização é gratuita e recomendada para mais de 20 grupos prioritários, com foco especial em:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
  • Gestantes e puérperas;
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Trabalhadores da saúde e professores das escolas públicas e privadas;
  • Trabalhadores dos Correios;
  • Trabalhadores portuários;
  • Povos indígenas e quilombolas;
  • Pessoas com comorbidades, outras condições especiais e deficiência permanente;
  • Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo;
  • Profissionais das Forças Armadas, segurança e salvamento;
  • Pessoas em situação de rua;
  • População privada de liberdade, adolescentes e jovens em medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional.

Veja também